Instituto Pensar - Mudança racial nos EUA será inevitável e positiva, afirma pesquisador

Mudança racial nos EUA será inevitável e positiva, afirma pesquisador

por: Renata Noiar


De acordo com Frey, as novas gerações estão muito mais abertas à diversidade e apoiam a inclusão Foto: Reprodução

O ano de 2020, com o movimento #BlacklivesMatter ficou marcado pelos maiores protestos raciais nos Estados Unidos desde os protestos de 1960. O que pode vir a ser o início de uma mudança racial nos EUA será inevitável e positiva, afirma demógrafo William Frey em entrevista a BBC Mundo.

Paradoxalmente, quando Barack Obama venceu as eleições de 2008 e tornou-se o primeiro presidente americano negro, muitos acreditaram que isso marcaria o início de uma nova etapa na vida política dos Estados Unidos, na qual as diferenças raciais não teriam mais tanto peso.

A vitória de Obama, pensavam eles, seria a consagração de um país mais diverso, que substituiria o predominantemente branco, anglo-saxão e protestante.

Leia também: Minneapolis é sacudida por protestos pelo assassinato de George Floyd

Porém, Obama foi sucedido na Casa Branca por Donald Trump, vitorioso com uma mensagem dirigida justamente ao eleitor branco e protestante, que em certa medida, segundo muitos analistas, se sentiu ameaçado ou deslocado naquele outro país mais heterogêneo.

A vitória de Trump pareceu um revés para a narrativa pós-racial que acompanhou o triunfo de Obama.

Esse resultado eleitoral, no entanto, não poderia modificar outra realidade local: a importante mudança demográfica por meio da qual protestantes, brancos e anglo-saxões deixarão de representar a maioria do país, embora continuem a ser o grupo racial mais numeroso.

Do Brookings Institution, um centro de estudos com sede em Washington, o demógrafo William Frey, que é doutor em Sociologia pela Universidade Brown, passou anos acompanhando essa tendência.

Em seu livro Diversity Explosion (Explosão de diversidade, em tradução livre), Frey retrata como "novas minorias? (latinos, asiáticos e cidadãos multirraciais) junto com os afro-americanos estão transformando o perfil demográfico dos Estados Unidos.

Na entrevista feita pela BBC Mundo, Frey comenta sobre essas mudanças, que afetarão o futuro da principal potência mundial, e como elas podem impactar no curto prazo os resultados das próximas eleições presidenciais.

BBC ? A candidata democrata a vice-presidente Kamala Harris é a primeira mulher negra de raízes sul-asiáticas a fazer parte da chapa eleitoral à Casa Branca de um dos dois principais partidos do país. O que isso diz sobre a importância da questão racial na política dos Estados Unidos?

William Frey ? Acho que isso mostra que o Partido Democrata reconhece que somos um país de grande diversidade racial e que essa diversidade será muito maior no futuro. E os democratas querem tirar vantagem disso, não apenas para esta eleição, mas para plantar uma semente e se conectar com jovens que são muito mais racialmente diversificados do que o resto da população.

BBC Mundo ? Alguns especialistas consideram que a nomeação de Harris não significa a normalização da questão racial e étnica nos Estados Unidos, mas um sinal de que essas eleições serão marcadas por uma luta entre o conservadorismo e o liberalismo racial, entre os Estados Unidos brancos e aquele país diferente do que você retrata em seu livro.

Frey ? É importante entender que estamos vendo o aumento da população multirracial e que isso vai crescer ainda mais porque a população jovem é mais diversificada. Na realidade, o declínio de brancos entre menores de 18 anos tem sido registrado desde 2000. Portanto, provavelmente o censo de 2020 mostrará que cerca de metade dos menores de idade pertencem a grupos ou se identificarão com grupos que não são brancos.

Essas pessoas estão na verdade se misturando ao resto do país. Muitas pessoas não entendem isso até terem filhos ou netos que acabam se casando com pessoas de outras raças. Com o tempo, acho que o que vai acontecer é que as comunidades vão se tornar mais diversificadas.

Além disso, o contingente de pessoas que fazem parte de minorias estão crescendo no centro do país, em lugares que até agora não eram racialmente diversos.

Muitos estudos revelam que o que eles chamam de "conservadorismo racial? são atitudes presentes em pessoas que não têm interação no seu dia a dia com pessoas de outras partes do mundo ou de uma cultura diferente, mas, quando isso acontece, elas têm uma atitude muito diferente.

Um exemplo é a Califórnia. Em geral, é um Estado muito mais aberto a esse tipo de diversidade, porque lá tudo isso aconteceu muito antes do que no resto do país. Portanto, isso vai mudar com o tempo.

Acesse a entrevista completa aqui.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: